segunda-feira, 2 de abril de 2018

Osteoporose na Coluna

Muitas pessoas, especialmente aquelas com osteoporose,  têm dores nas costas de forma crônica e algumas vezes essa dor pode ser causada por fraturas da coluna. Quando há osteoporose na coluna, essas fraturas são relativamente freqüentes e às vezes sem trauma significativo associado.

Osteoporose na Coluna - Como ocorre a fratura?

A fratura da coluna vertebral é qualquer fratura envolvendo os ossos (vértebras) que compõem a sua coluna. Fraturas vertebrais podem causar dor nas costas intensas, o que pode tornar difícil para você ficar de pé, andar, sentar ou levantar objetos. 
Fraturas da coluna, muitas vezes, são também referidas como fraturas por compressão vertebral. Quando o osso vertebral fica enfraquecido, pode quebrar facilmente de uma forma que faz com que ele entre em colapso e haja uma diminuição na sua altura. A maneira mais eficaz de prevenir fraturas por compressão vertebral é prevenir e tratar a osteoporose.
Em alguns casos, a dor de uma fratura na coluna vertebral pode ser tão debilitante que você tem grande dificuldade em fazer pequenos movimentos. Certos tipos de fraturas de coluna também podem fazer você perder a sua independência se houver algum acometimento neurológico associado.

 

Quem está em maior risco de fraturas da coluna?

As mulheres, principalmente na faixa etária acima dos 50 anos, estão em maior risco de fraturas vertebrais. Aos 80 anos, cerca de 40% das mulheres provavelmente terão alguma fratura na coluna vertebral. Estimativas indicam que o número de fraturas vertebrais que ocorrem a cada ano é de cerca de 700.000 casos.
Os homens também podem ter uma fratura na coluna vertebral, apesar de serem menos propensos à osteoporose. Com o passar dos anos, seus ossos podem se tornar cada vez mais fracos e com menos trabeculações ósseas, levando à condição conhecida como osteoporose. O esforço necessário para apenas segurar seu corpo ereto pode ser suficiente para causar uma fratura vertebral quando alguém tem osteoporose. Em muitos casos de osteoporose intensa, a fratura ocorre espontaneamente sem trauma associado.

Fatores de Risco importantes:

- Idade acima de 50 anos
- Sexo feminino
- Menopausa
- História familiar de osteoporose
- Baixo peso corporal
- História prévia de fratura
- Baixos níveis de Cálcio e Vitamina D
- Dieta irregular (poucas frutas/legumes/verduras)
- Sedentarismo
- Tabagismo
- Falta de exposição ao sol
- Uso crônico de corticóides

Quais são os sintomas de uma fratura da coluna vertebral?

Embora muitas pessoas relatem algum tipo de dor nas costas, apenas um terço das fraturas da coluna realmente causam sintomas dolorosos. Isso faz com que o diagnóstico precoce de fraturas de coluna por osteoporose seja extremamente difícil. Fraturas na coluna lombar estão associadas com maior dor e perda de função do que as fraturas da coluna torácica.

Os sintomas mais comuns de uma fratura na coluna vertebral são:

- Dor súbita nas costas
- Agravamento da dor quando em pé ou andando
- Dificuldade e dor nos movimentos de flexão/torção do tronco
- Perda de altura
- Deformidade da coluna vertebral - a curva, "corcunda"  que forma também é conhecida como cifose
- Sintomas dolorosos/sensitivos ou motores associados em algum membro

Nenhum comentário:

Postar um comentário