A Osteoporose pode ser evitada e tratada com o consumo adequado de lácteos. Ela causa a diminuição da massa óssea e deterioração estrutural ocasionadas pela carência de cálcio, que muitas vezes só é percebida no caso de uma fratura. A doença tornou-se problema de saúde pública, devido ao aumento do número de casos com a maior expectativa de vida associada ao sedentarismo.
De acordo com a nutricionista Danyela Gerolin Costa, a maior parte dos casos de osteoporose é apresentada por mulheres com mais de 50 anos, quando entram no período da menopausa. “Em virtude de uma redução fisiológica dos níveis de estrógeno. Consequentemente, há uma diminuição da absorção do cálcio pelo intestino e posterior redução da deposição desse elemento nos ossos, tornando-os menos resistentes”, explica.
A manifestação da doença geralmente começa aos 40, mas existe prevenção.
“A ingestão de uma dieta saudável rica em cálcio, deve ser iniciada na infância e mantida ao longo da vida, para que seja incorporada à massa óssea uma maior quantidade de cálcio, reduzindo, portanto, a necessidade de alguma correção na maturidade”, alerta Danyela. Para a nutricionista é a queda no consumo de lácteos logo após a infância ou a perda desse hábito que são prejudiciais.
Como cerca de 70% do cálcio da alimentação humana vêm do leite e seus derivados é importante mantê-lo moderadamente na dieta. Em caso de necessidade de reposição é importante a orientação de especialistas para a readequação dos hábitos alimentares. Entretanto, a nutricionista oferece algumas noções. “Uma alimentação rica em alimentos verdes escuros, leguminosas, tofu ou mesmo extrato solúvel de soja conhecido como leite de soja, poderá auxiliar na ingestão de cálcio”, frisa Danyela.
Outra orientação é incorporar hábitos saudáveis, como:
- Atividade física regular: estudos concluíram que o exercício físico é a chave para a construção de ossos fortes;
- Exposição ao sol em horários adequados por pelo menos 15 minutos: a vitamina D, sintetizada pela pele tem o papel de auxiliar a retenção e absorção do cálcio pelo organismo;
- Evite fumar: o tabagismo aumenta a perda óssea. Para prevenir a osteoporose é importante eliminar o cigarro de seus hábitos.