A Osteoporose é uma doença responsável por deixar os ossos mais frágeis, tornando-os mais suscetíveis a fraturas.
De modo geral atinge quatro vezes mais as mulheres do que os homens, principalmente após a menopausa (por volta dos 50 anos) quando existe a diminuição na produção do hormônio estrogênio.
Como Prevenir?
Uma boa orientação médica que associe dietas, exercícios e eventualmente medicamentos podem contribuir para a manutenção de ossos sempre saudáveis.
A melhor conduta é considerar a prevenção desde cedo.
Como tratar?
Quando o problema se instala, somente um médico poderá indicar o melhor tratamento para o seu caso. Atualmente existem diversos tipos de medicamentos capazes de promover a interrupção da reabsorção óssea (a perda de cálcio dos ossos).
Como detectar?
Embora existam diversos exames capazes de diagnosticar a perda de massa óssea, o mais difundido para o diagnóstico da osteoporose é a Densitometria Óssea.
É de extrema importância que seja associada e desenvolvida uma pesquisa de fatores de risco para a osteoporose, entre os quais estão:
- Raça branca
- Histórico familiar de osteoporose
- Vida sedentária
- Baixa ingestão de cálcio e/ou vitamina D
- Período da menopausa.
- Fumo ou bebidas alcoólicas em excesso
- Pessoa magra e/ou frágil
- Fratura espontânea prévia
- Medicamentos, tais como anticonvulsivantes, hormônio tireoideano, glicorticóides e heparina. Doenças de base, tais como hepatopatia crônica, doença de Cushing, diabetes melito, hiperparatireoidismo, linfoma, leucemia, má-absorção, gastrectomia, doenças nutricionais, mieloma, artrite reumatóide e sarcoidose.